top of page

Posso me aposentar sem ter contribuições ao INSS?

  • Foto do escritor: Marcelo Carréra Thouvenin
    Marcelo Carréra Thouvenin
  • 12 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Primeiramente, temos que entender o conceito de Seguridade Social. A Seguridade Social, é composta pela Previdência, Saúde e a Assistência Social.


E qual seria a distinção entre Previdência e Assistência Social?


A grande diferença é que a Previdência Social é um sistema contributivo, ou seja, para ter acesso aos seus benefícios e serviços, é necessário fazer contribuições ao sistema.


Diferentemente da assistência social, que é baseada no princípio da universalidade, e independe de contribuições para seus serviços e benefícios.


Nesse momento que entra a resposta à afirmação: "Um conhecido meu se aposentou sem ter contribuições para o INSS".


Isso é impossível, pela natureza jurídica da aposentadoria, que é um benefício previdenciário. Ou seja, sem que haja as contribuições e o cumprimento da carência estabelecida em lei, seria incabível sua concessão.


O que algumas chamam popularmente de aposentadoria, trata-se na verdade do benefício assistencial, da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93), a conhecida "LOAS".


Dentro da LOAS, há a previsão normativa, em seu artigo 20, que garante ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência (aquela que possui impedimento de longo prazo, que para a lei, é um impedimento superior a 2 anos) o benefício no valor de 1 salário mínimo, desde que comprovem não possuir meios de prover sua subsistência ou de tê-la provida por sua família.


Assim, a Lei garante o benefício, a essas pessoas que vivem em condição de vulnerabilidade, que possuam renda por pessoa da família igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo. Portanto, para ter acesso ao benefício, é necessário que somando os rendimentos e dividindo pelos membros da família, o resultado seja um valor por pessoa de até R$ 275,00.


Vale lembrar outra distinção do BPC-LOAS para as aposentadorias, é que no BPC não há recebimento de 13º salário, bem como, é passível de revisão a qualquer momento pelo INSS, podendo ser cessado caso a autarquia entenda que não estão mais presentes os requisitos legais.


Portanto, vale ressaltar que qualquer pessoa pode ter acesso aos BPC-LOAS, ainda que não tenha feito qualquer contribuição para a Previdência Social, desde que se enquadre nos requisitos legais.


Faça valer seu direito!


Gostou do conteúdo?

Clique em 👍 e em seguir para ser notificado da minhas publicações.

Se tiver dúvidas sobre o artigo ou caso queira conversar a respeito, entre em contato, será um prazer continuar o assunto.

WhatsApp: (81) 9.9663-8653

Marcelo Carréra Thouvenin - Advogado em Recife/PE.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O que é a Revisão da Vida Toda?

Recentemente, o STF julgou o Recurso Extraordinário (RE) nº 1.276.977, que trata da Revisão da Vida Toda. Tal tema já vinha sendo...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2 Post

Rua Senador José Henrique, n. 224, Ilha do Leite, Recife/PE

Estr. do Arraial, 5036, Sala 107 - Monteiro, Recife/PE

(81) 99663-8653

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©Marcelo Carréra - Advocacia Previdenciária.

bottom of page