top of page

Por que fazer um Planejamento Previdenciário?

  • marcelocarrerat
  • 16 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Não tem jeito...planejar é sempre a melhor opção. Não adianta chegar no momento do requerimento da aposentadoria para tentar fazer ajustes, os ajustes devem ser feitos o quanto antes, com a orientação de um especialista na área.


Sobre os principais benefícios do Planejamento Previdenciário, pontuamos:


1. ANÁLISE GLOBAL DO HISTÓRICO PREVIDENCIÁRIO


O Planejamento Previdenciário, envolve todo o histórico de contribuições do segurado. Assim, deve-se fazer uma entrevista detalhada com o cliente, no intuito de primeiramente verificar se as informações constantes no sistema do INSS, se de fato estão presentes.


Muitas vezes, há períodos que não foram devidamente recolhidos pelas empresas, que podem ter sido feitos a menor ou que sequer constem no sistema do INSS. Tudo isso deve ser corrigido para evitar dores lá na frente.


Portanto, esse primeiro momento seria para incluir ou corrigir vínculos e remunerações, bem como resolver os indicadores do CNIS.


2. SABER QUANDO E QUAL O MELHOR MOMENTO PARA REQUERER A APOSENTADORIA


O momento da aposentadoria é uma questão bem pessoal, que deve ser discutida com o cliente. Geralmente os segurados fazem o requerimento da aposentadoria assim que adquirem o direito, contudo, percebem que o valor é muito abaixo do esperado e não será suficiente para arcar com suas futuras despesas.


Por vezes, é melhor esperar mais um pouco e enquadrar-se numa regra bem mais benéfica, que terá um retorno muito mais interessante no médio/longo prazo.


Até porque, a aposentadoria é o valor que irá sustentar o segurado na 3ª idade, momento em que, por si só, gera custos mais elevados para aquisição de medicamentos e despesas hospitalares em geral.


3. EVITAR O DESPERDÍCIO DE DINHEIRO


Não adianta apenas fazer contribuições sem planejar, isso pode causar uma enorme perda de dinheiro. São valores que podem baixar a média de contribuições e serem descartados no momento do cálculo. Então, é literalmente dar dinheiro para a previdência que não será aproveitado.


4. BUSCAR O MELHOR RETORNO FINANCEIRO


O melhor benefício é aquele que vai trazer um maior retorno com o menor investimento. Para isso, deverão ser feitas diversas simulações de contribuições para se buscar atingir essa equação. Essa forma de pensar a aposentadoria é a melhor para facilitar a visualização sobre qual é realmente o melhor caminho, de acordo com a realidade de necessidade de cada segurado.


CONCLUSÃO:

Para qualquer coisa na vida, o planejamento é fundamental e para a aposentadoria não é diferente.


Por não ter conhecimento sobre as regras do Direito Previdenciário, o segurado faz diversas contribuições que não serão incorporadas no momento da sua aposentadoria, causando um grande desperdício de dinheiro.


Sempre lembrando: o momento para fazer o planejamento é hoje, pois, não adianta chegar no momento do requerimento da aposentadoria para tentar fazer mudanças, pois não serão mais possíveis.


MARCELO CARRÉRA THOUVENIN - OAB/PE 39.763

Contato: (81) 9.9663-8653

Endereço: Estrada do Arraial, n. 5036, sala 107, Recife/PE.

Instagram: marcelocarrera.adv

Site: www.marcelocarreraadv.com

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2 Post

Rua Senador José Henrique, n. 224, Ilha do Leite, Recife/PE

Estr. do Arraial, 5036, Sala 107 - Monteiro, Recife/PE

(81) 99663-8653

©Marcelo Carréra - Advocacia Previdenciária.

bottom of page