BPC LOAS 2022
- marcelocarrerat
- 7 de out. de 2022
- 1 min de leitura
O Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como BPC-LOAS, é um benefício àqueles que preenchem basicamente 2 requisitos:
1º) Ser idoso com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência de longo prazo;
2º) Estar em vulnerabilidade social, tendo uma renda de até R$ 303 por pessoa, em 2022.
Importante dizer que o BPC é um benefício assistencial, e não se confunde com aposentadoria. Ou seja, o BPC é um benefício precário, que pode ser revogado a qualquer tempo se a pessoa deixar de preencher os requisitos. Além disso, não irá gerar o 13º salário, bem como a pensão por morte.
Vale lembrar que o requerente passará ainda por uma avaliação social, com um assistente social, para que seja avaliada as suas condições sociais e econômicas. Passará ainda por uma perícia médica, para que seja verificada sua deficiência e o grau da deficiência.
Algumas deficiências que permitem a concessão do BPC-LOAS:
a) Autismo
b) Cegueira em um olho (Visão monocular)
c) AVC
d) Deficiência mental
e) Câncer
f) Mal de Parkinson
g) Deficiências motoras, entre outras.
A lista é meramente exemplificativa. Para ter direito ao benefício, é necessário que seja uma deficiência de longo prazo e que impeça a pessoa de se integrar em igualdade de condições na sociedade.
Gostou do conteúdo?
Se tiver dúvidas sobre o artigo ou caso queira conversar a respeito, entre em contato, será um prazer continuar o assunto.
WhatsApp: (81) 9.9663-8653
Marcelo Carréra Thouvenin - Advogado em Recife/PE.
Comentários